Descrição Heráldica e Simbólica do                                   Escudo da Faculdade de Direito 

                          Canônico São Paulo Apóstolo

 

 

Mons. Dr. Rubens Miraglia Zani

 

 

Descrição Heráldica:

 

Escudo samnitico com campo em blau (azul) sobre o qual, em pala - no Ponto de Honra e no Umbigo - repousa o Crismon constantiniano em jalde (ouro), do qual pendem dois pratos de balança, no mesmo metal, nas extremidades do braço transversal.

A partir da base do Crismon, acolado sobre ele, uma espada com a empunhadura para baixo e, sobre ela, um livro aberto com as letras inicial e final do alfabeto grego, em maiúscula em sable (negro), tudo ao natural.

Nos cantões direito e esquerdo do campo, duas estrelas de sete pontas em argente (prata).

Sobre o escudo, ao centro, um barrete doutoral em sable (negro), de quatro pontas, e fioccho em gules (vermelho).

Em um litel branco, sob o escudo, o moto latino Cooperatores Veritatis, em sable (negro), com todas as letras em· maiúscula.

 

 

Descrição Simbólica:

 

O campo azul representa a Verdade, como o céu límpido, sem nuvens.

Sobre ele repousa o símbolo do Direito Canônico (o Crismon constantiniano tendo pendente nas extremidades do travessão horizontal os pratos da balança) em ouro -  sinal da pureza, perenidade e da imutabilidade.

As estrelas em prata (metal que simboliza a Lua e, portanto, o reflexo do Sol) representam os Patronos do Direito Canônico (S. Raimundo de Peñafort) e do Direito Civil (Sto. Ivo Hélory de Kermartin). Têm sete pontas em razão dos dons do Espirito Santo com os quais ambos foram enriquecidos e sob as luzes agiram no desempenho de suas atividades.

A espada (instrumento e sinal do seu martírio) e o livro aberto sobre ela (indicação da sua atividade epistolar e apostólica) simbolizam o Patrono da Faculdade, o Apostolo São Paulo. Sobre o livro, as letras primeira e última do alfabeto grego representam o próprio Cristo Senhor, Verbo, principio e fim, anunciado pelo Patrono e fonte divina do Direito Canônico.

Sobre o escudo repousa um barrete doutoral negro com fioccho vermelho, símbolo da Faculdade Eclesiástica de Direito Canônico.

No listel, o lema "Cooperatores Veritatis" (Cooperadores da Verdade), tirada da Primeira Epístola de S. João, apresenta a índole, o objetivo e o método do Direito Canônico, bem como a espírito que deve imbuir todos os seus operadores.

Avenida Nazaré, 993 Bloco VI | Ipiranga | São Paulo | SP |  Brasil | Cep: 04263-100 | Tel. (05511) 2062-2236  

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: de segunda-feira à sexta -feira das 6h às 15h

CAIXA POSTAL  75329 | cep: 08010-972

              (011) 2062-2236

Elaboração e Administração do Site: Mayre Celina Golias